domingo, 22 de novembro de 2009

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

DISCIPLINA _ Matemática
TÍTULO – Operações com Números Naturais _ Cardápio.

APLICAÇÃO – 5ª série do Ensino Fundamental.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS _ Precisam ter conhecimento em informática, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras das proporções mais comuns de alimentos e operações.

A) OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:

1) Apresentar um cardápio balanceado para um dia comum de uma pessoa;
2) Supor que esse cardápio seja seguido diariamente por uma família de 5 pessoas, estimar os gastos com alimentação dessa família em 1 mês;
3)Explorar a coleta de dados em tabelas e situações problema;

B) ETAPAS DAS ATIVIDADES:

1 Pesquisa na escola para prévio conhecimento dos principais índeces de alunos e demais funcionários com: baixo peso, sobrepeso e obeso existentes na escola.
3) palestra com a nuticionista;
4) Pesquisa via internet:
Os principais alimentos para uma refeição balanceada e saudável fazendo hipertexto;
Tabelas nutricionais;
Pedir aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de quilocalorias gasta em atividades físicas, como jogar futebol, nadar, caminhar, dormir, tomar banho, etc.
5)Assistir videos sobre: alimentação;
6)Preparação para apresentação dos recursos que iram utilizar.
7)Resumo do conteúdo para melhor compreensão com o uso do data show.
8) Divulgação da pesquisa na escola.
9)Apresentar aos alunos uma tabela com opções de lanches que possam ser consumidos no intervalo da escola,
10)Levantar algumas questões referentes a tabela,tais como:qual das três opções de lanches é a mais saudável?, qual contém mais calorias?, Fazendo comparação com a tabela nutricional;
11)Comparar os cardápios dos alunos, questionando qual seria o mais saudável;
12)Pedir aos alunos que, em grupos, formulem novos problemas com outros tipos de cardápios e troquem os problemas com os outros grupos;
13)Apresentar aos alunos o seguinte fato: Praticando exercícios físicos, gastamos em torno de 5 Kcal por hora para cada quilograma do corpo;
14)Fornecer um exemplo aos alunos: João tem massa igual a 52 quilogramas e praticou 3 horas de exercícios físicos. 52.3.5 = 780. Portanto, João gastou 780 Kcal;
15) Propor as seguintes questões:
Márcio tem massa igual a 32 kg. Ana tem 36 kg, e Laura 38 kg. Quem gastará mais quilocalorias praticando 1 hora de exercícios físicos?
Quem gastará menos?
Como chegou a essa conclusão?
Quantas quilocalorias você gastaria praticando 1 hora de exercícios físicos?
Todos os colegas de classe gastarão a mesma quantidade de quilocalorias que você? Por quê?
Monte um cardápio para você repor a quantidade de quilocalorias gasta após 2 horas de exercícios físicos,
Você considera esse cardápio saudável?
16)Pedir aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de quilocalorias gasta em atividades físicas, como jogar futebol, nadar, caminhar, dormir, tomar banho, etc.
17)Pedir aos alunos que organizem uma tabela, com alimentos que comeram no dia anterior;
Perguntar se o que consumiram no dia anterior seria o ideal para uma alimentação equilibrada;
Apresentar a pirâmide alimentar e pedir que separem os alimentos consumidos, de acordo com essa pirâmide;
Pedir que somem a quantidade de quilocalorias dos alimentos de cada categoria da pirâmide alimentar.
C) PRINCIPAIS RECURSOS:

Sala de Informática
Computadores
Data show
Dvd

D) COMPETENCIAS E CONHECIMENTO:

1.Ler e interpretar informações, seus significados para compreender o que se passa a sua volta; 2.Conhecer o mínimo de informática para poder divulgar as suas pesquisas.

E) AVALIAÇÃO:

1.No conhecimento e na compreensão de cada conceito na apresentação.2.Na capacidade de identificar e explorar a coleta de dados em tabelas e resolver situações problema;
3.Na busca do uso da tecnologia para apresentações.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS
PLANEJAMENTO DO PORTAL DO PROFESSOR

A Balança das Equações

01/12/2008
Autor e Co-autor(es):
Autor:
Enio Freire de Paula
PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF
Co-autor(es):
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Matemática
Tema: Equações

ANÁLISE

Adorei este plano, portanto o Professor vai confeccionar balanças de dois pratos, paralelepípedos e utilizar bolas de gudes para tornar a aula mais prazerosa e participativa. Para isso ele começa sua aula equilibrando a balança a partir do uso dos objetos, logo após o mesmo escreve matematicamente a situação que encontra na balança. Foi muito bom esse plano, pois o professor parte da prática para a teoria, ou seja, para a linguagem simbólica da matemática. Também utiliza o retroprojetor multimídia,usando junto com a animação intitulada Equação do 1º Grau. Essa animação não serve só para animar os alunos ela é composta de várias situações problema, e o professor podem interromper e discutir com os alunos e a partir daí fazer suposições e argumentações que forem apresentados durante as atividades. Com esta metodologia percebo que o professor pode usar as respostas que deram às questões propostas para verificar quais habilidades e competências foram alcançadas e ampliadas quanto ao conceito de Equação do 1º grau e sua representação matemática. Este plano é composto de vários endereços eletrônicos tais como:
http://www.ludoteca.if.usp.br/experimentos/mnm/balanca_braco.pdf
http://www.extremaonline.com/como/fazer_biscuit.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3813

sábado, 14 de novembro de 2009

Portfólio



Neste portfólio colocarei os registros das atividades que farei durante o curso proinfo integrado 100 horas.
Curso: Proinfo
Cursista :Neuma Marques de Lima
Multiplicadora: Lívia
Unidade 1 – atividade 1 (Quem sou como professor e aprendiz?)
Nesta unidade falei um pouco sobre como sou.
Ser professor é ser criativo, dinamizar o processo de ensino de forma que o alunos passem a gostar das aulas e da escola.

Unidade 1 – atividade 2 (Registrando a própria reflexão).
“Ser professor é ser criativo, dinamizar o processo de ensino de forma que o alunos passem a gostar das aulas e da escola. O uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem é muito importante, pois nossos alunos na maioria deles já convivem num mundo cheio de inovações, muitos de nossos alunos possuem recursos tecnológicos bem avançados.
Unidade I – atividade 3 (Reflexão sobre Educação e Tecnologia).
Nesta atividade nós cursistas comentamos sobre o Avanço Tecnológico na Educação por meio de um fórum.
Unidade II – atividade 4 (Tecnologia na minha escola).

Tecnologias utilizadas na escola. Observando as tecnologias existentes nas escolas, digo que há grandes possibilidades de se realizar varias atividades, pois hoje quase todas as escolas públicas possuem laboratórios de informática e outros recursos disponíveis. Estas informações foram apresentadas em slides e postadas no blog.
Unidade II – atividade 5 (Conhecendo uma experiência).
Nesta atividade os cursistas acessaram o site Portal do Professor, escolheram uma experiência de aula relacionada com a área de atuação, analisaram e destacaram oas pontos, as estratégicos, avaliação, uso de recursos relevantes do ponto de vista da aprendizagem do aluno que possa nos servir como referencia para a pratica pedagógica. Logo após realizaram uma reflexão.
Unidade 1 – atividade 6 e 7.
Registre experiências sua desenvolvida por meio do trabalho por projeto. Pontos positivos e negativos, como foi o trabalho feito e se os resultados obtidos foram positivos. O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve suas capacidades. O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. Quando trabalhei com o projeto com meus alunos do ensino fundamental, observei que os alunos tiveram mais interesse na busca do conhecimento, novas experiências. Quando o professor se organiza para trabalhar um projeto em sala de aula, fica fácil obter o resultado esperado que é o saber alcançado pelo aluno de uma forma mais dinâmica e prática para o professor, todo processo depende da organização feita para a realização do trabalho.O professor sabe quando ele atingiu sua meta pelo desenvolvimento de sua aula, pela atitude de seus alunos quando participam da atividade em questão, isso para o professor é um sinal de dever realizado com sucesso.
Nessa atividade fiz meu comentário sobre como é trabalhar através de projetos na escola, pontos positivos e negativos abordando o processo ensino aprendizagem e com TIC.
Unidade 2 – atividade 1 (Navegação em hipertexto e hipermídia).
Nessa atividade, realizamos vária leituras e navegamos em hipertexto.
Unidade 2 – atividade 2 (Navegação em hipertexto sobre hipertexto).
Nesta atividade, navegamos pela página da Wikipédia para conhecer o que é hipertexto, escrevemos um pequeno texto sobre experiência de navegação. Navegando em hipertexto. Unidade 2 – atividade 2.2 ( O que é hipertexto?).
Nesta atividade, navegamos e depois elaboramos um texto conceituando hipertexto., Copiamos trechos do que lemos e colamos no texto juntamente com o endereço das páginas em forma de links.
Unidade 2 _ atividade 2.3. Visitamos 03 blogs e realizamos comentários sobre a atividade de hipertexto. Também realizamos as leituras: As linguagens da Internet - O hipertexto.
Unidade 2 – atividade 2.4 (Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio.)
O objetivo dessa atividade é fazer com que os cursistas aprendam a fazer um hipertexto que reúna o que já produziram neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por nós ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos comentando a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Esse trabalho será posteriormente enviado para a pasta Biblioteca/material do aluno, tema Portfólio, no ambiente e-proinfo.


Experiencia de navegar livremente


FORUM III
EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE
A Internet é muito importante, principalmente quando temos a experiência de navegar livremente os programas de navegação. Mas quem não tem o hábito de navegar para localizar informações e ferramentas de busca, que possibilitam redefinir os resultados encontrados sobre determinado assunto, tem que ficar muito atento,pois por um lado, a quantidade de informações disponíveis nela representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro , ela cria a necessidade de separar o que é de interesse, de qualidade e confiança.Além disso há muitas armadilhas nesse mar, daí os cuidados devem ser primordiais, para não serem surpreendidos com a invasão de pessoas indesejadas, por programas denominados vírus, por navegarmos a deriva, ou seja sem rumo, sem objetivos. Devemos aproveitar ela para adquirirmos informações na vida cotidiana e na escola, por professor, alunos, gestores e demais funcionário, par aproveitarmos essas informações e aplicarmos em várias modalidades de uso da Internet.