ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS
PLANEJAMENTO DO PORTAL DO PROFESSOR
A Balança das Equações
01/12/2008
Autor e Co-autor(es):
Autor: Enio Freire de Paula
PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF
Co-autor(es):
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Matemática
Tema: Equações
ANÁLISE
Adorei este plano, portanto o Professor vai confeccionar balanças de dois pratos, paralelepípedos e utilizar bolas de gudes para tornar a aula mais prazerosa e participativa. Para isso ele começa sua aula equilibrando a balança a partir do uso dos objetos, logo após o mesmo escreve matematicamente a situação que encontra na balança. Foi muito bom esse plano, pois o professor parte da prática para a teoria, ou seja, para a linguagem simbólica da matemática. Também utiliza o retroprojetor multimídia,usando junto com a animação intitulada Equação do 1º Grau. Essa animação não serve só para animar os alunos ela é composta de várias situações problema, e o professor podem interromper e discutir com os alunos e a partir daí fazer suposições e argumentações que forem apresentados durante as atividades. Com esta metodologia percebo que o professor pode usar as respostas que deram às questões propostas para verificar quais habilidades e competências foram alcançadas e ampliadas quanto ao conceito de Equação do 1º grau e sua representação matemática. Este plano é composto de vários endereços eletrônicos tais como:
http://www.ludoteca.if.usp.br/experimentos/mnm/balanca_braco.pdf
http://www.extremaonline.com/como/fazer_biscuit.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3813
PLANEJAMENTO DO PORTAL DO PROFESSOR
A Balança das Equações
01/12/2008
Autor e Co-autor(es):
Autor: Enio Freire de Paula
PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF
Co-autor(es):
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Matemática
Tema: Equações
ANÁLISE
Adorei este plano, portanto o Professor vai confeccionar balanças de dois pratos, paralelepípedos e utilizar bolas de gudes para tornar a aula mais prazerosa e participativa. Para isso ele começa sua aula equilibrando a balança a partir do uso dos objetos, logo após o mesmo escreve matematicamente a situação que encontra na balança. Foi muito bom esse plano, pois o professor parte da prática para a teoria, ou seja, para a linguagem simbólica da matemática. Também utiliza o retroprojetor multimídia,usando junto com a animação intitulada Equação do 1º Grau. Essa animação não serve só para animar os alunos ela é composta de várias situações problema, e o professor podem interromper e discutir com os alunos e a partir daí fazer suposições e argumentações que forem apresentados durante as atividades. Com esta metodologia percebo que o professor pode usar as respostas que deram às questões propostas para verificar quais habilidades e competências foram alcançadas e ampliadas quanto ao conceito de Equação do 1º grau e sua representação matemática. Este plano é composto de vários endereços eletrônicos tais como:
http://www.ludoteca.if.usp.br/experimentos/mnm/balanca_braco.pdf
http://www.extremaonline.com/como/fazer_biscuit.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3813
FIQUEI SUPER INTERESSADO NESTA ATIVIDADE QUE VC. PUBLICOU NO BLOG E PASSAREI PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA NOSSA SENHORA DE LOURDES.
ResponderExcluirTE BARABENIZO POR TUAS PUBLICAÇÕES.
ABRAÇOS, WILSON