sábado, 14 de novembro de 2009

Portfólio



Neste portfólio colocarei os registros das atividades que farei durante o curso proinfo integrado 100 horas.
Curso: Proinfo
Cursista :Neuma Marques de Lima
Multiplicadora: Lívia
Unidade 1 – atividade 1 (Quem sou como professor e aprendiz?)
Nesta unidade falei um pouco sobre como sou.
Ser professor é ser criativo, dinamizar o processo de ensino de forma que o alunos passem a gostar das aulas e da escola.

Unidade 1 – atividade 2 (Registrando a própria reflexão).
“Ser professor é ser criativo, dinamizar o processo de ensino de forma que o alunos passem a gostar das aulas e da escola. O uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem é muito importante, pois nossos alunos na maioria deles já convivem num mundo cheio de inovações, muitos de nossos alunos possuem recursos tecnológicos bem avançados.
Unidade I – atividade 3 (Reflexão sobre Educação e Tecnologia).
Nesta atividade nós cursistas comentamos sobre o Avanço Tecnológico na Educação por meio de um fórum.
Unidade II – atividade 4 (Tecnologia na minha escola).

Tecnologias utilizadas na escola. Observando as tecnologias existentes nas escolas, digo que há grandes possibilidades de se realizar varias atividades, pois hoje quase todas as escolas públicas possuem laboratórios de informática e outros recursos disponíveis. Estas informações foram apresentadas em slides e postadas no blog.
Unidade II – atividade 5 (Conhecendo uma experiência).
Nesta atividade os cursistas acessaram o site Portal do Professor, escolheram uma experiência de aula relacionada com a área de atuação, analisaram e destacaram oas pontos, as estratégicos, avaliação, uso de recursos relevantes do ponto de vista da aprendizagem do aluno que possa nos servir como referencia para a pratica pedagógica. Logo após realizaram uma reflexão.
Unidade 1 – atividade 6 e 7.
Registre experiências sua desenvolvida por meio do trabalho por projeto. Pontos positivos e negativos, como foi o trabalho feito e se os resultados obtidos foram positivos. O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve suas capacidades. O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. Quando trabalhei com o projeto com meus alunos do ensino fundamental, observei que os alunos tiveram mais interesse na busca do conhecimento, novas experiências. Quando o professor se organiza para trabalhar um projeto em sala de aula, fica fácil obter o resultado esperado que é o saber alcançado pelo aluno de uma forma mais dinâmica e prática para o professor, todo processo depende da organização feita para a realização do trabalho.O professor sabe quando ele atingiu sua meta pelo desenvolvimento de sua aula, pela atitude de seus alunos quando participam da atividade em questão, isso para o professor é um sinal de dever realizado com sucesso.
Nessa atividade fiz meu comentário sobre como é trabalhar através de projetos na escola, pontos positivos e negativos abordando o processo ensino aprendizagem e com TIC.
Unidade 2 – atividade 1 (Navegação em hipertexto e hipermídia).
Nessa atividade, realizamos vária leituras e navegamos em hipertexto.
Unidade 2 – atividade 2 (Navegação em hipertexto sobre hipertexto).
Nesta atividade, navegamos pela página da Wikipédia para conhecer o que é hipertexto, escrevemos um pequeno texto sobre experiência de navegação. Navegando em hipertexto. Unidade 2 – atividade 2.2 ( O que é hipertexto?).
Nesta atividade, navegamos e depois elaboramos um texto conceituando hipertexto., Copiamos trechos do que lemos e colamos no texto juntamente com o endereço das páginas em forma de links.
Unidade 2 _ atividade 2.3. Visitamos 03 blogs e realizamos comentários sobre a atividade de hipertexto. Também realizamos as leituras: As linguagens da Internet - O hipertexto.
Unidade 2 – atividade 2.4 (Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio.)
O objetivo dessa atividade é fazer com que os cursistas aprendam a fazer um hipertexto que reúna o que já produziram neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por nós ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos comentando a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Esse trabalho será posteriormente enviado para a pasta Biblioteca/material do aluno, tema Portfólio, no ambiente e-proinfo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário