TÍTULO – Operações com Números Naturais _ Cardápio.
APLICAÇÃO – 5ª série do Ensino Fundamental.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS _ Precisam ter conhecimento em informática, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras das proporções mais comuns de alimentos e operações.
APLICAÇÃO – 5ª série do Ensino Fundamental.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS _ Precisam ter conhecimento em informática, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras das proporções mais comuns de alimentos e operações.
A) OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
1) Apresentar um cardápio balanceado para um dia comum de uma pessoa;
2) Supor que esse cardápio seja seguido diariamente por uma família de 5 pessoas, estimar os gastos com alimentação dessa família em 1 mês;
3)Explorar a coleta de dados em tabelas e situações problema;
B) ETAPAS DAS ATIVIDADES:
1 Pesquisa na escola para prévio conhecimento dos principais índeces de alunos e demais funcionários com: baixo peso, sobrepeso e obeso existentes na escola.
3) palestra com a nuticionista;
4) Pesquisa via internet:
Os principais alimentos para uma refeição balanceada e saudável fazendo hipertexto;
Tabelas nutricionais;
Pedir aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de quilocalorias gasta em atividades físicas, como jogar futebol, nadar, caminhar, dormir, tomar banho, etc.
5)Assistir videos sobre: alimentação;
6)Preparação para apresentação dos recursos que iram utilizar.
Os principais alimentos para uma refeição balanceada e saudável fazendo hipertexto;
Tabelas nutricionais;
Pedir aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de quilocalorias gasta em atividades físicas, como jogar futebol, nadar, caminhar, dormir, tomar banho, etc.
5)Assistir videos sobre: alimentação;
6)Preparação para apresentação dos recursos que iram utilizar.
7)Resumo do conteúdo para melhor compreensão com o uso do data show.
8) Divulgação da pesquisa na escola.
9)Apresentar aos alunos uma tabela com opções de lanches que possam ser consumidos no intervalo da escola,
10)Levantar algumas questões referentes a tabela,tais como:qual das três opções de lanches é a mais saudável?, qual contém mais calorias?, Fazendo comparação com a tabela nutricional;
11)Comparar os cardápios dos alunos, questionando qual seria o mais saudável;
12)Pedir aos alunos que, em grupos, formulem novos problemas com outros tipos de cardápios e troquem os problemas com os outros grupos;
13)Apresentar aos alunos o seguinte fato: Praticando exercícios físicos, gastamos em torno de 5 Kcal por hora para cada quilograma do corpo;
14)Fornecer um exemplo aos alunos: João tem massa igual a 52 quilogramas e praticou 3 horas de exercícios físicos. 52.3.5 = 780. Portanto, João gastou 780 Kcal;
15) Propor as seguintes questões:
Márcio tem massa igual a 32 kg. Ana tem 36 kg, e Laura 38 kg. Quem gastará mais quilocalorias praticando 1 hora de exercícios físicos?
Quem gastará menos?
Como chegou a essa conclusão?
Quantas quilocalorias você gastaria praticando 1 hora de exercícios físicos?
Todos os colegas de classe gastarão a mesma quantidade de quilocalorias que você? Por quê?
Monte um cardápio para você repor a quantidade de quilocalorias gasta após 2 horas de exercícios físicos,
Você considera esse cardápio saudável?
16)Pedir aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de quilocalorias gasta em atividades físicas, como jogar futebol, nadar, caminhar, dormir, tomar banho, etc.
17)Pedir aos alunos que organizem uma tabela, com alimentos que comeram no dia anterior;
Perguntar se o que consumiram no dia anterior seria o ideal para uma alimentação equilibrada;
Apresentar a pirâmide alimentar e pedir que separem os alimentos consumidos, de acordo com essa pirâmide;
Pedir que somem a quantidade de quilocalorias dos alimentos de cada categoria da pirâmide alimentar.
10)Levantar algumas questões referentes a tabela,tais como:qual das três opções de lanches é a mais saudável?, qual contém mais calorias?, Fazendo comparação com a tabela nutricional;
11)Comparar os cardápios dos alunos, questionando qual seria o mais saudável;
12)Pedir aos alunos que, em grupos, formulem novos problemas com outros tipos de cardápios e troquem os problemas com os outros grupos;
13)Apresentar aos alunos o seguinte fato: Praticando exercícios físicos, gastamos em torno de 5 Kcal por hora para cada quilograma do corpo;
14)Fornecer um exemplo aos alunos: João tem massa igual a 52 quilogramas e praticou 3 horas de exercícios físicos. 52.3.5 = 780. Portanto, João gastou 780 Kcal;
15) Propor as seguintes questões:
Márcio tem massa igual a 32 kg. Ana tem 36 kg, e Laura 38 kg. Quem gastará mais quilocalorias praticando 1 hora de exercícios físicos?
Quem gastará menos?
Como chegou a essa conclusão?
Quantas quilocalorias você gastaria praticando 1 hora de exercícios físicos?
Todos os colegas de classe gastarão a mesma quantidade de quilocalorias que você? Por quê?
Monte um cardápio para você repor a quantidade de quilocalorias gasta após 2 horas de exercícios físicos,
Você considera esse cardápio saudável?
16)Pedir aos alunos que pesquisem sobre a quantidade de quilocalorias gasta em atividades físicas, como jogar futebol, nadar, caminhar, dormir, tomar banho, etc.
17)Pedir aos alunos que organizem uma tabela, com alimentos que comeram no dia anterior;
Perguntar se o que consumiram no dia anterior seria o ideal para uma alimentação equilibrada;
Apresentar a pirâmide alimentar e pedir que separem os alimentos consumidos, de acordo com essa pirâmide;
Pedir que somem a quantidade de quilocalorias dos alimentos de cada categoria da pirâmide alimentar.
C) PRINCIPAIS RECURSOS:
Sala de Informática
Computadores
Data show
Dvd
D) COMPETENCIAS E CONHECIMENTO:
1.Ler e interpretar informações, seus significados para compreender o que se passa a sua volta; 2.Conhecer o mínimo de informática para poder divulgar as suas pesquisas.
E) AVALIAÇÃO:
1.No conhecimento e na compreensão de cada conceito na apresentação.2.Na capacidade de identificar e explorar a coleta de dados em tabelas e resolver situações problema;
3.Na busca do uso da tecnologia para apresentações.
ESTOU PASSANDO PARA DAR UMA ESPIADA NAS SUAS ATIVIDADES! QUE MÁXIMO!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir